• REALI Contabilidade e Consultoria

A Importância da Auditoria nas Empresas

Atualizado: Jun 1

Nos dias atuais as empresas buscam os profissionais que atuam na área de auditoria, para que possam ser apresentadas com clareza as informações e confiabilidade nos números, pois ele possui uma capacidade profissional para utilizar procedimentos que possam dar credibilidade aos seus trabalhos.


A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.


Um dos grandes benefícios que a auditoria traz, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é que o auditor divide a responsabilidade com o contador, administrador ou sócio da empresa, com relação aos números que estão refletidos no balanço. (divide, mas não exclui a responsabilidade).


Ou seja, a auditoria serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões. Abrangendo os seguintes aspectos:


  • Se as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com práticas contábeis adequadas e condizentes com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

  • Se as demonstrações contábeis atendem aos principais requisitos legais, regulamentares e societários.

Por: Luziano Sandri - Equipe REALI



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo