• REALI Contabilidade e Consultoria

O Papel do Departamento Pessoal na Empresa

Por: Daniela Pérola Sander - Equipe REALI


Agilizar os processos burocráticos com conhecimento nas particularidades de cada empresa e no processo administrativo de Pessoal.


O departamento pessoal é o setor da empresa responsável por gerenciar todas as tarefas relacionadas aos colaboradores. Assuntos como contratações, férias, pagamentos, horários e etc., são de responsabilidade dos profissionais do Departamento Pessoal que são a base da estrutura organizacional da empresa.


Esse setor tem como prioridade dar mais agilidade e tornar os processos burocráticos mais eficientes e eficazes aos clientes. Todo e qualquer questão trabalhista é tratada com muita responsabilidade e segurança quando se tem um departamento pessoal por trás, com conhecimento das necessidades da Empresa.


A gestão e o planejamento por parte do departamento pessoal reduz os erros e minimiza as chances de processos trabalhistas, por estarmos sempre atentos ao comportamento e gestão interna da Empresa (Cliente).


Para deixar claro a importância do gerenciamento interno de Pessoal, colocamos ele como uma meta, ferramenta para resolvermos problemas e atingirmos nossos objetivos que é focar nas necessidades de cada Empresa, promovendo mudanças para alcançar o crescimento da empresa no mercado, com segurança, agilidade e acima de tudo tentando conhecer o cliente para melhor conseguirmos adaptar com seriedade as diversas situações decorrentes ao dia a dia.


Independentemente do tamanho da Empresa, o gerenciamento é fundamental. A quantidade de documentação e detalhes relacionados a cada um dos colaboradores exige da empresa um departamento pessoal alinhado, organizado e disposto a gerir os processos burocráticos.

Novamente menciono a questão de conhecer o cliente, pois as regras não são as mesmas em todas as situações, cada caso e analisado independentemente para podemos aplicar a melhor solução ao problema, ou conseguirmos antecipar que o mesmo não aconteça.


Mas mesmo sabendo o que é o departamento pessoal e qual a importância dele na realidade da empresa, é fundamental conhecer suas principais funções. Lembrando que ter um entendimento de todas as tarefas burocráticas de responsabilidade do departamento pessoal é fundamental para manter a empresa em dia com suas obrigações.


Finalizando, O Departamento Pessoal e um setor importantíssimo dentro de uma empresa pois cuida de uma parte primordial que são os colaboradores priorizando ao máximo nos atentar a burocracia que envolve cada processo diário, fazendo de forma que tudo fique dentro da legalidade que exige nossas regras trabalhistas, Visando ao máximo zerarmos prejuízos sejam para o colaborador ou empregador.





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo